casamento4

Cerimônias de casamento e formatura são eventos que concentram grande número de pessoas e são extremamente importantes na vida de qualquer pessoa. É por isso que o profissional de eventos desse porte deve ter a responsabilidade de garantir que tudo ocorra com perfeição, pois qualquer erro ficará registrado na história de vida do seu cliente.

Dessa forma, um produtor de eventos que tem como foco a realização de casamentos e formaturas deve contar com uma equipe bem preparada, saber exatamente quais são os desejos do cliente e possuir ainda parcerias de outras empresas que ofereçam os serviços complementares para o sucesso do evento.

Além disso, hoje em dia, mesmo perante os momentos de crise, os clientes estão mudando as suas prioridades na hora de contratar assessorias para eventos. Ou seja, atualmente, o menor preço de uma empresa não necessariamente é o que vai garantir a contratação dos serviços.

As pessoas cada vez percebem que o barato pode sair caro e que, muitas vezes, é melhor gastar um pouco a mais e ter maiores garantias de que tudo dará certo.

E mais: como os casamentos e formaturas ganham, a cada dia, mais elementos e tornam-se grandes espetáculos, muitas vezes, as noivas não pensam mais em responsabilizarem sozinhas por todos os preparativos. Perante essas questões, como atuar no ramo de produção de casamentos e formaturas amplia-se a todo instante.

Isso significa que não se limita mais a decorar o ambiente, oferecer o buffet e ajudar na escolha dos convites e lembrancinhas de casamento. Quanto às formaturas, não é de hoje que se contratam assessorias especializadas, pois além de ter que seguir um protocolo.

Dicas para o produtor

Se por um lado a clientela que busca profissionais para produzir os seus eventos de casamento não priorizam apenas o menor preço, eles também se tornaram consumidores mais críticos e exigentes, que desejam obter o melhor serviço das empresas que contratam. Nesse sentido, ideias inovadoras para a produção de eventos sempre encontram espaço garantindo para serem colocadas em prática.

Um segmento atual, inovador e que a cada dia encontra mais adeptos é o de criação de sites para casamentos, formaturas e demais eventos. Em um mundo tão globalizado não é de surpreender que os meios digitais sejam aliados não apenas de eventos do dia a dia, mas também de cerimônias maiores.

Porém, não basta criar uma página do Facebook, é preciso desenvolver um site que vá ao encontro das necessidades de cada cliente. Entre as empresas do ramo, uma opção é a Felicitous, que desenvolve sites personalizados para diversos eventos, como casamento, festa infantil, 15 anos, formatura, chá de bebê, bodas e aniversários em geral.

Além de ser uma forma de inserir os convidados no evento antes mesmo dele ser realizado, funciona como ferramenta para os clientes acompanharem o seu desenrolar. As plataformas que oferecem esse serviço costumam dispor de diferentes layouts para o cliente escolher com que cara vai ficar o seu site.

Além de lista de presentes, que vai oferecer grande agilidade aos convidados, outro serviço que se destaca, sendo ideal para quem possui convidados que vivem em outras cidades, é disponibilizar uma lista de locais para que eles possam se hospedar. Com isso, o seu deslocamento é facilitado, garantindo a sua presença. O site pode contar ainda com novidades sobre os pombinhos ou os formandos, mapa de localização da cerimônia e muito mais.

Segundo o CEO da FELICITOUS, Ronnan del Rey, o mercado de sites para eventos pessoais oferece uma paleta diversificada de modelos e cores, mas até então nenhum oferecia a possibilidade de customização completa para tornar o site realmente exclusivo e único para cada tipo de cliente. Esse diferencial permitiu à startup atingir um índice de mais de 99% de satisfação dos seus mais de mil clientes até o momento. Vale a pena conferir.

Como fazer sucesso na produção

Quando se fala em promoção de eventos, hoje em dia, uma máxima pode ser usada em praticamente todos os casos: inovação! Quanto mais as empresas inovam mais atraem novos clientes, bem como consolidam a parceria com quem já usufruiu dos seus serviços. Além disso, nesse segmento, o boca a boca é um grande aliado, pois na hora de contratar uma assessoria para o seu evento, as pessoas costumam conversar com quem já fez o mesmo.

Portanto, apostar em formas inovadoras de atender os clientes, além de cumprir com tudo o que foi combinado, é a forma ideal não apenas para que tudo dê certo no dia do evento, mas da empresa ser lembrada pelos seus clientes no futuro. Os promotores de eventos que desejam se inserir no segmento dos casamentos e formaturas também devem ser o chamado “feeling” para saber o que os seus clientes procuram.

Muitas vezes, por ser a primeira vez que estão passando pela ocasião, como casamento ou formatura, as pessoas nem sempre sabem bem o que querem, já que desconhecem todas as possibilidades. Nesse sentido, quem assessora eventos deve conseguir captar os desejos do cliente, muitas vezes explicados de forma abstrata, e transformá-los em realidade.

Como atrair clientes

Uma dica para angariar mais clientes é contar com um portfólio completo dos eventos que você já promoveu, inclusive, aqueles que se assemelham ao que o cliente busca. Além disso, ao mostrar fotos de formaturas e casamentos que você já organizou, o cliente pode até mesmo apontar detalhes que deseja em sua cerimônia também.

Ambos os segmentos permitem ainda usar muita criatividade, oferecendo um evento exclusivo e glamoroso. Por isso, os profissionais as área devem estar sempre atentos às últimas tendências, inclusive, dos casamentos, que sempre seguem a moda inspirada em celebridades ou em novos produtos oferecidos pelo mercado.

Além disso, se em um casamento é preciso satisfazer, principalmente, os noivos, nas formaturas é preciso ter a flexibilidade para agradar muito mais pessoas, que nem sempre pensam da mesma forma. Isto é, o desafio é quadruplicado, mais um motivo para apostar nas parcerias.

Mesmo com todas essas possibilidades, no entanto, não se pode esquecer também do básico, aquilo que nunca pode faltar em um casamento ou formatura: uma decoração elegante, buffet que satisfaça a todos os convidados, em quantidade e qualidade, e mesmo os detalhes, como convites, lembranças e os aspectos que ajudam na escolha do traje dos clientes.

Fonte: Produzindo Eventos

Artigos relacionados
A climatização de ambientes espaçosos é um desafio que precisa ser tecnicamente vencido. Saiba mais sobre os pontos positivos com duas empresas especializadas...
Leia Mais [+]
Não importa qual é o ramo de atividade ou o tamanho da empresa, sempre existem aquelas ocasiões especiais, que acabam pedindo a organização de um evento. Os m...
Leia Mais [+]